-
Arquitetos: Grosfeld van der Velde Architecten
- Área: 620 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Marcel Briaire, Rene de Wit
Descrição enviada pela equipe de projeto. A paisagem existente, a orientação ao ambiente rural e as restrições de planejamento foram os fatores decisivos para a escolha da implantação da habitação na parte traseira do terreno. O pavimento térreo foi levantado em relação ao nível do solo, com grandes superfícies de vidro posicionadas a olhar para a paisagem rural, além de terraços em todo o comprimento do edifício, com uma superfície de cobertura contínua, os quais permitem que o espaço seja experimentado ao máximo. Ao mesmo tempo, as grandes projeções de cobertura foram pensadas para evitar a incidência demasiada de luz.
O piso térreo pode ser descrito como um espaço único, aberto, onde os volumes maciços e a orientação do projeto interno proporciona uma maior conexão com o exterior. Ela acomoda as funções primárias de vida, com todos os dormitórios fluindo um após o outro. O anexo acomoda uma série de funções auxiliares, com uma piscina situada em uma extensão. Ambos os volumes são conectados por um nível subterrâneo em que os dormitórios e banheiros estão situados. Aqui também, o paisagismo dos jardins e as grandes esquadrias de vidro permitem vistas deslumbrantes sobre a paisagem. O escritório e a sala de jogos estão localizados em uma área subterrânea sob o espaço de estar.
O detalhamento contido, combinado com a forma e os materiais escolhidos, dão à Casa L uma aparência ultra-moderna, mas coerente ao seu entorno rural.